3 de mai. de 2010

Veja a Estação Espacial Internacional a olho nu



Você sabia que, em boas condições climáticas, é possível ver a ISS (ISS – International Space Station, a Estação Espacial Internacional) cruzando os céus a olho nu? Pois é, e melhor: você pode fazer isso sem precisar ficar de guarda: o site Heavens Above (www.heavens-above.com/) indica quando devem ser as próximas passagens da ISS sobre uma determinada posição (basta escolher o local de onde será feita a observação).

Por incrível que pareça, o fato de a ISS viajar a cerca de 400 quilômetros de altitude, há quem acredite que ela não possa ser vista com o olho desarmado. Entretanto, ela é bem visível; aliás, tanto a ISS quanto outros satélites – pra não falar de planetas que podemos identificar também a olho nu, com alguma facilidade.

Provavelmente a ISS já passou por cima da sua cabeça e você não soube. E se você tem interesse de ver, é bom correr quando souber que ela vai passar, pois a ISS se move a aproximadamente 28 mil quilômetros por hora, o que significa que você tem poucos minutos para apreciar quando a ISS estiver passando no céu.

Por exemplo, em sua próxima passagem por Sobral, nesta sexta-feira 30, ela poderá ser observada entre 04:50:46 a.m. (quando ela estará a 10 graus de altura com relação ao solo) e 04:53:42 a.m. (quando ela chegará à altura máxima, de 52 graus de altura com relação ao solo) , aparecendo, no horizonte, na região noroeste e desaparecendo na região sudeste.

Outro serviço que foi lançado para avisar quando a estação espacial passará sobre sua localidade foi via Twitter, a rede social do momento. Basta se tornar seguidor do @twisst! O Twisst recebe do Twitter um informe com a localidade informada no perfil de todos que seguem o @twisst. Essa informação é então processada e o Twisst extrai os dados sobre as próximas passagens da ISS pra cada usuário um dos assinantes do @twisst.

Nenhum comentário: