
A Organização das Nações Unidas proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. A decisão foi tomada em dezembro de 2007 em sua 62ª. Assembleia, a partir de uma proposta encaminhada pela Itália, pátria de Galileu Galilei.
O evento é uma iniciativa da União Astronômica Internacional (UAI) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), celebrando o primeiro uso astronômico de uma luneta por Galileu Galilei há 400 anos. Como parte das comemorações, aconteceu, na sexta-feira 23, no Salão Saturno do Centro de Convenções, a abertura oficial do Ano Internacional da Astronomia em Sobral, dentro da programação internacional do evento. Na ocasião ocorreu uma palestra proferida pelo astrônomo Demerval Carneiro, diretor do Planetário de Fortaleza. Nossa cidade aparece como destaque nos anais da astronomia mundial pelo fato de que aqui houve a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, com fotos feitas durante o eclipse de 1919.
A Astronomia é uma das ciências mais antigas, mas, há um século, mal tínhamos ideia da existência de nossa própria galáxia. Mas graças ao incrível desenvolvimento da tecnologia, hoje podemos saber da existência centenas de bilhões delas no que nossos telescópios podem alcançar neste vasto Universo. Isso sem falar em inúmeras outras contribuições que esta magnífica ciência tem dado para a humanidade.
Ainda sobre Astronomia
Segundo o Boletim Municipal de Sobral, brevemente nossa cidade contará com um Planetário que fará projeção de imagens digitais do espaço. O Planetário comporá, juntamente com o Observatório Astronômico e com o Museu do Eclipse, o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências. A iniciativa é do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário